BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 23 de agosto de 2009

Beleza é fundamental?

Num desses breves papos que iniciam a semana, lá estava eu dialogando com minha linda amiga que participou de um concurso de beleza. Seria um papo normal se eu não tivesse ficado absurdamente embasbacada em relação a um fato visivelmente ascendente na sociedade: fazer de tudo para criar uma beleza perfeita. Sim, exatamente isso... As pessoas não se contentam com o que tem, arrumam absurdos motivos para se acharem ridículas e fazem plásticas e diversas correções em si jogando as culpas na coitada da baixa auto-estima. Não sei quem foi que criou os padrões de beleza, mas, convenhamos, ô serzinho maldito! Chega a ser cômico pensar que vivemos no auge da era moderna e as pessoas ainda conseguem ter um pensamento pré-histórico onde se você não possuir um narizinho arrebitado, um corpinho sarado e afins, você não passa de um "protozoário" (e olha que fui gentil). Ok, até deixo você pensar que sou exagerada, até porque adoro hipérboles. Mas tenho um certo tipo de convicção para falar sobre isso, porque vivo num universo onde os defeitos são ligeiramente notados. E essa velocidade de percepção às vezes é tamanha que a pessoa vira paranóica e acaba enxergando seu defeito completamente embaralhado. Não vem ao caso achar os culpados para que isso ocorra, mas é muito comum ligar a televisão ou abrir as revistas e se deparar logo na primeira olhada com pessoas lindamente idealizadas. A mídia às vezes passa aos seus espectadores uma visão absurda de beleza e faz as mesmas viverem em constantes comparações. Tudo então parece ir por água a baixo quando você não tem o estereótipo do Gianecchini ou da Aline Moraes. Passar pelo espelho se torna um pesadelo e se você não emagrecer aqueles malditos cinco quilos sua vida vai virar um inferno!! É lastimável ver que o índice de plásticas só aumenta e está sendo feito cada vez mais cedo. Óbvio, algumas pessoas realmente precisam, caso a parte a ser corrigida seja verdadeiramente um incômodo. Só critico explicitamente as pessoas com quem a natureza foi gentil que ficam reclamando porque querem ser um molde da perfeição, quiçá ponderando que assim serão mais bem quistas aos olhos desse povo julgador. Discordando do verso do meu queridíssimo Vinicius de Moraes: "as muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental", dar bola somente para aparências não passa de um sentimento abstrato e inseguro. É preciso se olhar no espelho, permitir-se enxergar o que você tem de melhor e valorizar isso tão delicadamente quanto uma mãe que paparica seu neném recém-nascido. A beleza natural é a coisa mais linda que existe, por mais que você se enxergue como o tal do protozoário. E, acima de tudo, valorize o seu amor próprio, antes que ele se una aos inúmeros amores-próprios que estão em disparate perdidos ao mundo. Afinal, se você não gostar de si próprio, será que alguém irá gostar? (claro, a não ser a sua avó, que lhe acha lindo em qualquer situação).

"Beleza atrai, conteúdo convence" :)

19 argumentaram:

SHINE * disse...

hoje em dia, o mundo pede a beleza em primeiro lugar, assim as pessoas esqueceram que não é isso que importa de verdade.
ser perfeito é simplesmente ser engraçado, espontaneo.

adorei seu post ;}

Paty. disse...

adoreeeeeeei seus textooos.. vou te recomendar no meu bloog =D beijãoo !

M disse...

Eu ñ posso flar nada pq eu a natureza foi mto gentil cmg em relação a blz e ñ penso em fazer plástica em nenhum momento no futuro. XD

Esse negócio das plásticas m incomoda mto. Uma vez eu li uma matéria numa revista em q uma mãe totalmente feia flava toda orgulhosa q tinha dado uma aplicação d botox para a filha de prsente de 18 anos.

fla sério.

Bia disse...

@ shine: concordo perfeitamente! espontaneidade e graça é tudo ;D
@ paty: muito obrigada, querida! volte sempre.
@ m: infelizmente realidades como essas não param de crescer... é uma pena, né!

Carolina disse...

Adorei e concordo com tudo que você escreveu. Beijoos

Carol Martins disse...

Adorei o texto! E concordo com tudo que você escreveu. o/ Beijoos

Bia disse...

obrigada, carolina ;)

polaco ~ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
polaco ~ disse...

o/ -Heil ditadura da beleza!


"Beleza atrai, conteúdo convence". Também acredito nessa máxima =)
Lindo texto, Bia ;*

Anônimo disse...

O texto é ótimo de novo Bia ;D

Beleza atrai, conteúdo convence. tbm acredito nessa máxima (y)
bjo

- Lorenna R. disse...

Claro, claro ; minha avó me acha linda até com uma melancia no pescoço. xD

Mas é revoltante ver tantas meninas inteligentes, divertidas e com tantas qualidades sendo rejeitadas por essa sociedade superficial.

Beeijo
;*

Bia disse...

obrigada, polacs, lorenna :}

Jée disse...

Ameii o seu blog.
Dá uma passada no meu
http://dreamgirlteen.blogspot.com/

Nayara disse...

"Beleza atrai, conteudo convence!"

Concordo muuuito com essa frase, e o texto,tá otimoo.
Adoro vir aqui ler o que vc escreve
Beijo

Beatriz. disse...

Muito interessante tudo isso.
as pessoas estão sempre rotulando, dizendo quem é amigo e quem não pode ser porque simplesmente não é 'boni'.
talvez na cabeçade alguns, a beleza seja fundamental, mas com certeza depois vão perceber que não é bem assim.

Doce Encanto disse...

Oiii, passando para te convidar para conhecer meu blog e participar do sorteio:
http://muvanessa.blogspot.com/
Te espero hein, você será muito bem vinda

Anônimo disse...

a que linda! gostei demais daqui. concordo com que você escreveu, muito legal :) to te seguindo.

Sofia disse...

Oi, hoje é meu aviversário! Me dá parabéns! (http://pirulito-no-palito.blogspot.com/) É que eu tô muito feliz e recebi poucos parabén(s) no orkut, ai deprimiu.
beijos, Sofia (versão 1.4)

*desculpa o comentário, ctrl+c ctrl+v

Palavras e Silêncio disse...

o Vinicius de Moraes se acha mto bonito pra fla isso néah?
e a beleza está nos olhos de quem vê.
sempre vai ter alguem q vai te achar feio e sempre vai ter alguem q vai te achar bonito essa é a vida